Testes de carga, análise antecipada de riscos e protocolo de incidentes: como a VTEX se prepara para a Black Friday

Cronograma de preparação para o evento, em curso desde agosto, envolve equipe multidisciplinar de tecnologia e tem escala mundial novembro 18, 2021

RIO DE JANEIRO, 18 de novembro de 2021 – A VTEX, plataforma de comércio digital para grandes empresas e varejistas, líder em acelerar a transformação do comércio na América Latina e agora em expansão global, executa um cronograma detalhado de ações em preparação à Black Friday, que acontece em 26 de novembro no Brasil e em grande parte dos outros 31 países atendidos pela Empresa. Em curso desde agosto, o planejamento, que contempla testes de carga, análise antecipada de riscos e protocolo de incidentes, envolve uma equipe multidisciplinar de tecnologia, formada por profissionais dedicados a temas como infraestrutura, segurança, privacidade, Site Reliability Engineering – SRE (Engenharia de Confiabilidade do Site, em tradução livre), desenvolvimento e aplicação de produto.

“O maior desafio na preparação para a Black Friday é o equilíbrio entre a introdução de novas funcionalidades e a estabilidade da plataforma, para garantir que tudo funcione plenamente quando há exigência de aumento elástico sobre a sua capacidade. Para isso, fazemos um trabalho minucioso de análise e priorização de riscos, bem como teste de carga no sistema, estimando o crescimento no volume de acessos e transações durante a data. Engenheiros das equipes de SRE e de desenvolvimento, por exemplo, juntamente com os times de aplicação de produto estabelecem critérios globais de atuação, visando otimizar ao máximo o tempo de resposta da VTEX, considerando os mais diversos cenários analisados”, explica Gustavo Franco, diretor de Engenharia e Infraestrutura na VTEX.

Para garantir segurança e desempenho durante toda a Black Friday às mais de 2.500 lojas online que atende ao redor do mundo, a VTEX ainda conta com um protocolo de gerenciamento de incidentes especificamente desenvolvido para a data. “Nosso protocolo é baseado em monitoramento próprio e constante sobre a plataforma, contato direto com os clientes, equipes de plantão exclusivamente dedicadas e canais primários e secundários de comunicação, para que possamos imediatamente identificar, mitigar e eliminar qualquer tipo de incidente”, afirma Gustavo Franco.

Além da já conhecida oportunidade de crescimento para as lojas online, a Black Friday também representa a possibilidade de aceleração de conhecimentos, habilidades e expertise sobre o ecossistema de comércio digital para todas as pessoas envolvidas.

“O ambiente da Black Friday possibilita aos times entender de forma muito acelerada todo o funcionamento da plataforma VTEX, além de permitir a resolução de incidentes de maneira imediata, cenário bem mais desafiador do que trabalhar com funcionalidades planejadas para serem aplicadas a médio e longo prazos, por exemplo. Essa vivência é fundamental para ajudar profissionais como engenheiros de software a planejar, arquitetar e implantar projetos”, complementa Gustavo Franco.

O processo de aprendizagem é acelerado em larga escala, também, pela participação direta da VTEX em Black Fridays e eventos similares no mundo todo. Em 2020, a Empresa registrou, durante a Black Week (ou semana da Black Friday), um aumento global de aproximadamente 85% no volume de pedidos às lojas online que utilizam sua plataforma.

Dicas para as lojas manterem o desempenho do site durante a Black Friday

Para garantir a melhor experiência de compra possível aos consumidores durante a Black Friday, época em que há um aumento expressivo do fluxo nas lojas de comércio digital, e também nos demais períodos do ano, a VTEX aconselha os lojistas a adotarem algumas medidas de otimização do site, como:

• Certificar-se de que os visitantes verão as promoções de Black Friday assim que entrarem na página;
  • Sinalizar com clareza as promoções da data, informando exatamente o que é oferecido, como porcentagem de desconto e condições especiais de frete;
  • Criar as páginas especiais da Black Friday bem antes da promoção, para que as ferramentas de busca tenham tempo de encontrá-las e indexá-las;
  • Comunicar com antecedência quais ofertas de Black Friday serão disponibilizadas, utilizando mecanismos como contagem regressiva na página inicial;
  • Considerar a experiência do consumidor nos dispositivos móveis, uma vez que parcela expressiva das compras de Black Friday são feitas em smartphones ou tablets.

Sobre a VTEX

A VTEX (NYSE: VTEX) fornece uma plataforma SaaS de comércio digital para grandes empresas e varejistas. Nossa plataforma permite que nossos clientes executem sua estratégia de comércio, incluindo a construção de lojas online, integração e gerenciamento de pedidos através de canais, e a criação de marketplaces para vender produtos de fornecedores terceirizados. Fundada no Brasil, temos sido líderes na aceleração da transformação do comércio digital na América Latina e estamos expandindo globalmente. Nossa plataforma é projetada para padrões e funcionalidades de nível empresarial, e temos a confiança de mais de 2.000 clientes com mais de 2.500 lojas online ativas em 32 países para nos conectarmos com seus consumidores de uma forma significativa*.

*Dados do ano fiscal terminado em 31 de dezembro de 2020.

Atendimento à Imprensa no Brasil

vtex@inpresspni.com.br