VTEX e FIRA adicionam recurso de live-streaming ao ecommerce

julho 28, 2020

29/07/2020 – Milão. A VTEX, reconhecida pela IDC como a plataforma de ecommerce que mais cresce no mundo, e o FIRA, um aplicativo que permite a varejistas transmitirem vídeos ao vivo de seus produtos, têm o prazer de anunciar sua parceria global. Essa aliança busca introduzir a estratégia de “shoppertainment”, uma nova solução que os varejistas podem usar para se envolver com seus clientes nessa nova era de interação física limitada.

O live streaming ecommerce, que teve como pioneiro o Taobao Live do Alibaba em 2016, tornou-se muito popular no setor de varejo chinês, com 504 milhões de participantes apenas em 2019. Esse número deve aumentar para 526 milhões em 2020, conforme a pandemia de Covid-19 obriga os compradores a ficar em casa e os varejistas se tornam dependentes do digital. A receita associada também deve dobrar para US$ 136 bilhões, o que exercerá pressão sobre os comerciantes para que adaptem rapidamente a fim de não perder o impulso.

O crescimento do setor não é surpresa, visto que há uma alta demanda por um “toque humano” no processo alienante de vendas on-line. Permitir que a experiência de compra on-line se torne socialmente interativa pode criar engajamento entre os clientes tradicionais de lojas físicas que sentem falta do rosto amigável e dos conselhos de um vendedor. Além disso, a transmissão ao vivo serve ao propósito de criar confiança, tanto para produtos quanto para marcas. Com demonstrações ao vivo, resenhas e sessões de perguntas e respostas, uma nova maneira de impulsionar as vendas está ao alcance – e a VTEX e o FIRA estão comprometidos em aperfeiçoá-la juntos.

Com recursos como adicionar ao carrinho sem sair do streaming, chat ao vivo e reações com emojis, o FIRA combina perfeitamente entretenimento e compras. Sua solução reflete a identidade visual de uma marca e segue altos padrões de desempenho de velocidade, sendo, portanto, uma ferramenta de marketing essencial para todos os clientes da VTEX.

“Em nome do FIRA, estamos muito felizes com essa parceria, pois ela permitirá que nossos clientes e stakeholders ofereçam um serviço melhor e ampliem sua participação de mercado em um contexto em que velocidade e serviço são essenciais. Além disso, a VTEX é a principal plataforma usada na América Latina, por isso nos oferece uma vantagem competitiva e barreiras futuras a concorrentes que podem aparecer nos mercados em que já estamos operando”, afirma Javier Molina, cofundador do FIRA.

Mariano Gomide de Faria, co-CEO da VTEX, acrescenta: “Estamos animados por trazer inovação à oferta de ecommerce de nossos clientes com a ajuda do FIRA. Por meio dessa parceria, continuamos nosso compromisso de ser ousados: a VTEX está apostando em uma solução que, sem dúvida, se tornará uma parte obrigatória do arsenal de um varejista nos próximos anos. O futuro do merchandising residirá em parte na interseção de conectividade social, interação com vídeo e resenhas detalhadas, o que destaca o FIRA como um ótimo complemento para um ecossistema que está evoluindo continuamente em sintonia com o tempo”.

Sobre a VTEX

A VTEX é uma multinacional de tecnologia, criadora da plataforma global de comércio, totalmente integrada de ponta a ponta, com marketplace e recursos de gestão de pedidos (OMS em inglês) nativos. Com isso, ajudamos grandes empresas de varejo, manufatura, atacado, mercearia, bens de consumo e outros setores a vender mais, operar com mais eficiência, escalar perfeitamente e oferecer uma experiência extraordinária ao consumidor. Nossa arquitetura moderna baseada em APIs e nossas poderosas ferramentas de negócios e desenvolvimento permitem que a VTEX prepare as empresas de nossos clientes para o futuro e os livre de atualizações de software. Marcas importantes, incluindo Whirlpool, Sony, Carrefour, Adidas, Stanley Black & Decker, AB InBev, Nestlé e Coca-Cola Andina, além de mais de 2.500 lojas online ativas em 32 países, confiam na VTEX para acelerar e transformar seu comércio. Visite www.vtex.com para saber mais.

Sobre o FIRA

FIRA é uma empresa que pertence à GoToDigital The Learning Company, uma agência de design computacional especializada na solução de problemas de negócios e desafios de inovação, criando ativos digitais a partir do uso de Inteligência Artificial, Blockchain e Internet das Coisas. Atualmente, a empresa possui escritórios na Europa e América Latina, com presença em vários países, onde realiza projetos para multinacionais dos setores de varejo, serviços e entretenimento, entre outros. Mais informações em www.fira-live.com.

Sobre o FIRA

VTEX: Tommaso Trevisan – tommaso.trevisan@vtex.com – 0039 3519532699