VTEX DAY: Scott Galloway encerra o primeiro dia de palestras com análises sobre metaverso, web3, bitcoins e previsões para o Brasil

Integração entre mundo online e offline é a nova regra para comércio, que também será amplamente impactado pelas moedas digitais abril 12, 2022

O primeiro dia do VTEX DAY, maior evento de transformação digital do varejo da América Latina, foi encerrado por uma personalidade emblemática e visionária: Scott Galloway. Autor de três best-sellers (“Os Quatro”, “A Álgebra da Felicidade” e “Depois do Corona: Da crise à oportunidade”) e professor de Marketing da New York University, Galloway falou sobre tendências de mercado, metaverso, tecnologia, NFTs e Web3.

“Grandes investimentos estão mirando a América do Sul”, diz Galloway, nomeado um dos melhores professores de negócios do mundo pela Poets & Quants em 2012. Dono dos podcasts Prof G e Pivot, Galloway atinge milhões em seus canais de áudio e no Youtube.

A Web3 une a descentralização da informação ao registro em blockchain, garantindo segurança às operações e aos dados. Com o blockchain, transações financeiras podem ser processadas por computadores de todo o mundo, e não apenas por uma empresa específica ou entidade pública.

“O futuro já chegou e ele passa pelo comércio digital e todas as integrações possíveis entre mundo online e offline”, afirma Rafa Forte, Presidente da VTEX Brasil. “Buscamos oferecer ao nosso público a compreensão ampla que, seja para onde apontarem as novas tendências de consumo, elas passam por não mais diferenciar o que é digital e o que é físico: ambas realidades coexistem e se interligam para satisfazer quem mais importa: o consumidor.”

Ao finalizar a apresentação, Galloway trouxe previsões e análises sobre o cenário brasileiro e reforçou que, em sua opinião, o País tem espaço para crescimento. O professor destacou que há capital entrando no território nacional. “Está claro que o universo do e-commerce tem grande espaço para crescer.”

O brasileiro é o povo que passa o maior tempo conectado na internet diariamente, 9 horas/dia, embora a penetração seja a mais baixa quando comparada aos Estados Unidos e à média mundial, que é de 6,5 e 7 horas/dia, respectivamente. Portanto, Galloway vê oportunidades em diversos cenários. Em sua percepção, os super apps terão cada vez mais espaço entre as marcas e consolidarão sua relação com o consumo, assim como empresas fintech tendem a comprar empresas de mídia. Além disso, as startups têm crescido quase 90% ao ano e os serviços oferecidos podem gerar um boom em preços de commodities.

Ecossistema do ecommerce

O primeiro dia do VTEX DAY contou com mais de 50 palestras de diversas empresas renomadas que compartilharam suas expertises e cases de negócios com o público, como Carrefour, Lojas Renner, Vivara, MadeiraMadeira, entre outras.

Neste primeiro dia de evento, foram abordados desde o ecossistema do ecommerce até os desafios para o crescimento de empresas que têm a excelência e o bem-estar como pilares da liderança.

Entre os assuntos sobre o universo do comércio online, alguns painéis abordaram o futuro: quais serão as tendências para 2026 e como tornar uma carreira “à prova” do que virá para o mercado das vendas pela internet. Cases de transformação também marcaram o primeiro dia do evento, como, por exemplo, a palestra sobre a digitalização do time de vendas, dada pela BRF.

“Com uma programação diversa e ampla, buscamos trazer ao público as mais atuais questões ligadas à gigitalização e tecnologia”, afirma Rafa Forte. “Encerramos o primeiro dia com gosto de ‘quero mais’ e, com certeza, amanhã teremos discussões e palestras que complementam os insights trazidos hoje por aqui tanto para quem busca um conhecimento valioso para sua empresa quanto para sua própria carreira.”

O VTEX DAY é patrocinado por empresas como AWS e TOTVS (cota Diamond),  Adyen e PayPal (cota Master), ACCT, Carat from Fiserv, Provu, Ulimint, Pagar.me, Americanas Marketplace, Dito, Infra Commerce, Mercado Livre, Amazon, Getnet, Rede Itaú e FedEx Express (cota Premium).

# # # # # #

Sobre o VTEX DAY

Desde 2013 reunindo pessoas e empresas interessadas em tecnologia, negócios e empreendedorismo, o VTEX DAY é o maior evento de varejo, negócios e inovação digital da América Latina. Em 2019, mais de 22 mil pessoas passaram pelo evento que já contou com a presença de Barack Obama, 44o presidente dos Estados Unidos. Também já palestraram no evento, Joaquim Barbosa, ex-presidente do Supremo Tribunal Federal; Fernando Henrique Cardoso, ex-presidente do Brasil; Bruce Dickinson, empreendedor e vocalista do Iron Maiden; Luiza Trajano, presidente do conselho administrativo do Magazine Luiza; Andreas Weigend, ex-cientista chefe da Amazon; Richard Branson, empresário britânico e fundador do grupo Virgin; Sucharita Kodali, vice-presidente da Forrester Research; Paula Bellizia, ex-presidente da Microsoft Brasil; e o cofundador da Netflix, Marc Randolph. Saiba mais em vtexday.vtex.com.

Contatos para imprensa – VTEX DAY

E-mail: vtex-imprensa@llorenteycuenca.com