VTEX adquire estúdio de desenvolvimento de produtos digitais e reforça presença no Nordeste

Plataforma de comércio digital para grandes empresas e varejistas anuncia a aquisição da Guava e abre seu primeiro escritório no Recife (PE) agosto 12, 2021

RIO DE JANEIRO, 12 de agosto de 2021 – A VTEX, plataforma de comércio digital para grandes empresas e varejistas, anuncia acordo de acqui-hire com o estúdio de desenvolvimento de software Guava, no Recife, e inaugura sua primeira operação na capital pernambucana, a segunda na Região Nordeste, onde também está presente em João Pessoa (PB).

Como parte de seu comprometimento de impactar a sociedade através da sua principal virtude – o conhecimento especializado em comércio digital -, a VTEX tem investido em educação como seu instrumento de impacto social. Nos últimos anos, por meio de parcerias com universidades da região Nordeste, como UFPE, UFCG e UFC de Quixadá, a partir do programa VTEX Lab, estão sendo formados novos talentos nas áreas de engenharia de software e design de produtos digitais. Desde 2018, a iniciativa já possibilitou a atuação de mais de 80 alunos em projetos de Pesquisa e Desenvolvimento.

“Além de reforçar a presença da VTEX em uma região reconhecida como um dos principais parques tecnológicos e ambientes de inovação do Brasil, a aquisição da Guava representa uma oportunidade estratégica de incorporar profissionais alinhados com nossos valores, cultura e alto rigor técnico, capazes de enfrentar desafios complexos, e alinhados com o nosso futuro declarado”, diz Gabriel Carvalho, gerente de Recrutamento na VTEX.

Fundada em 2011, a Guava se especializou em produtos digitais para a web, desde a concepção, passando pelo design, desenvolvimento até a implantação. E rapidamente, expandiu sua atuação para os Estados Unidos e Europa, com mais de 30 clientes em diversos setores da economia. A maior parte do trabalho realizado foram soluções empresariais (B2B), com projetos para variadas indústrias: da venda de lingerie customizada, passando pelo mercado livre de energia para indústrias e grandes consumidores até planos de assinatura para fornecimento de comida para cachorro.

Com essa acqui-hire, e a consequente união de talentos, a VTEX ganha agilidade para continuar acelerando as transformações do comércio. “Desde que a VTEX nos procurou para fazer um primeiro projeto, temos acompanhado a sua trajetória. Conforme fomos conversando sobre a parceria, ficamos cada vez mais encantados com a cultura, o pessoal e a missão de produzir software de nível global a partir da América Latina. Para nós, foi um casamento perfeito de ideias e valores. Acreditamos que como parte da VTEX, nossas pessoas e iniciativas terão um impacto muito maior”, explica Guilherme Carvalho, co-fundador da Guava.

Os cerca de 20 profissionais da Guava (designers, engenheiros de software e gerentes de produto) serão incorporados à estrutura de produto da VTEX e terão como principal atribuição a progressão em escala do novo Store Framework, ferramenta de criação de lojas rápidas da VTEX. A equipe de design, por exemplo, será responsável por garantir que a experiência de construir uma loja seja ainda mais fluída tanto para usuários técnicos, através do VTEX IO — plataforma de desenvolvimento low-code nativa da VTEX — como para usuários com foco em negócios através do Editor de Sites da plataforma.

A VTEX reforça assim seu potencial para atrair talentos, gerando oportunidades de emprego e desenvolvimento para profissionais da região, fortalecendo sua presença e atuação em um dos principais polos de tecnologia e inovação do Brasil.

Quer trabalhar na VTEX?

Desde o dia 1, tudo o que a VTEX faz é comércio digital. “Atraímos, treinamos e mantemos um time de alto desempenho formado por mais de 1.200 experts em comércio digital, presentes em 19 localidades (em 12 países), que guiam nossos clientes para o sucesso através do conhecimento da indústria embalados em software”, afirma Gabriel Carvalho.

Há 21 anos, a VTEX acelera a transformação do comércio. “Com os novos talentos no Nordeste brasileiro, daremos mais um passo rumo ao nosso futuro declarado, e seguimos angariando profissionais que queiram fazer parte desse time de alta performance com diversas oportunidades abertas em nosso site”, finaliza.

Sobre a VTEX

A VTEX (NYSE: VTEX) fornece uma plataforma SaaS de comércio digital para grandes empresas e varejistas. Nossa plataforma permite que os clientes executem sua estratégia de comércio, incluindo a construção de lojas online, integração e gerenciamento de pedidos (OMS) para possibilitar uma estratégia omnichannel, além da criação de marketplaces para vender produtos de fornecedores terceirizados. Fundada no Brasil, somos líderes em acelerar a transformação do comércio digital na América Latina e estamos expandindo globalmente. Nossa plataforma é projetada para padrões e funcionalidades de nível empresarial. Temos a confiança de mais de 2.000 clientes com mais de 2.500 lojas online ativas em 32 países que contam com a VTEX para se conectar a seus consumidores de uma forma significativa*. Explore as vagas disponíveis em careers.vtex.com *Dados do ano fiscal terminado em 31 de dezembro de 2020.

Atendimento à Imprensa no Brasil

vtex@inpresspni.com.br