A VTEX anuncia os resultados financeiros do terceiro trimestre de 2021

A empresa entregou resultados sólidos no terceiro trimestre, refletindo um crescimento robusto e uma execução consistente novembro 17, 2021

NOVA YORK, 17 de novembro de 2021 — A VTEX (NYSE: VTEX), a plataforma de comércio digital para grandes empresas destinada a marcas e varejistas, líder em acelerar a transformação do comércio digital na América Latina e agora em expansão global, anunciou hoje os resultados do terceiro trimestre de 2021, encerrado em 30 de setembro de 2021. Os resultados da VTEX foram preparados de acordo com o International Accounting Standard 34, “Interim Financial Reporting”.

Geraldo Thomaz, fundador e co-CEO da VTEX, comentou: “Temos o prazer de anunciar que a VTEX entregou mais um trimestre de crescimento robusto e execução consistente. Estamos empolgados para ver os lançamentos recentes de produto e as novas parcerias da VTEX, assim como a forte conjuntura atual de vendas e o backlog animador de novas lojas online em fase de implementação para se juntarem à nossa plataforma”. Mariano Gomide de Faria, fundador e co-CEO da VTEX, acrescentou: “A mudança no comportamento do consumidor em relação às compras online teve poder de permanência. Essa é só a ponta do iceberg, o ecommerce na América Latina ainda é uma oportunidade inexplorada. Estamos vivendo uma nova era, uma revolução, e estamos aqui para acelerá-la”.

Destaques operacionais e financeiros do terceiro trimestre de 2021

• O GMV alcançou US$ 2,3 bilhões no terceiro trimestre de 2021, representando um crescimento interanual de 7,2% em dólares e 4,2% em moeda constante.
  • As receitas totais chegaram a US$ 31,9 milhões no terceiro trimestre de 2021, em comparação com US$ 27,7 milhões no terceiro trimestre de 2020, representando um crescimento interanual de 15,2% em dólares e 12,3% em moeda constante.
  • A receita de assinaturas representou 93% das receitas totais e chegou a US$ 29,6 milhões no terceiro trimestre de 2021, em comparação com US$ 26,3 milhões no terceiro trimestre de 2020, representando um crescimento interanual de 12,6% em dólares e 9,7% em moeda constante.
  • O lucro bruto de assinaturas não-GAAP foi de US$ 20,2 milhões no terceiro trimestre de 2021, comparado a US$ 20,4 milhões no segundo trimestre de 2021.
    • A margem bruta de assinaturas não-GAAP foi de 68,2% no terceiro trimestre de 2021, em comparação com 68,8% no segundo trimestre de 2021. A redução da margem de lucro bruto de assinaturas não-GAAP em comparação trimestral reflete investimentos incrementais em segurança cibernética, privacidade e conformidade principalmente relacionados à nossa expansão global e ao fato termos nos tornado uma empresa pública.
  • A perda não-GAAP das operações foi de US$ 13,3 milhões durante o terceiro trimestre de 2021, em comparação com a receita não-GAAP das operações de US$ 6,3 milhões no terceiro trimestre de 2020, principalmente devido a investimentos incrementais relacionados ao pessoal em Vendas e Marketing e Pesquisa e Desenvolvimento, já que temos investido para capturar participação de mercado e nos beneficiarmos da maior penetração do ecommerce.
  • O fluxo de caixa livre negativo não-GAAP foi de US$ 10,4 milhões durante o terceiro trimestre de 2021, comparado a um fluxo de caixa livre positivo de US$ 11,6 milhões no terceiro trimestre de 2020, impulsionado principalmente pelo aumento da perda não-GAAP das operações.
  • Nosso quadro geral de colaboradores aumentou para 1.624 em 30 de setembro de 2021, o que representa um aumento de 91,7% em relação ao ano anterior.

Destaques de inovação de produtos do terceiro trimestre:

Inovamos alinhados com nossos princípios orientadores. As principais inovações da VTEX implantadas neste trimestre foram:

• Integração fluida:
    • A VTEX lançou o serviço de autoatendimento para o Seller Portal, reduzindo o time-to-revenue dos clientes.
  • Colaboração sem transtornos:
    • Criamos o novo Seller Portal que permite aos parceiros de nossos clientes, franqueados ou SMBs vender mais facilmente em seus marketplaces, integrando perfeitamente a colaboração entre a loja online, o franqueado e as lojas físicas.
    • Certificamos nossa integração com o Mercado Livre no Brasil, um marco significativo em nossa jornada para nos tornarmos o centro de uma vasta rede que conecta de forma nativa cada parte do ecossistema do comércio digital global.
    • Melhoramos o fluxo de progresso de pedidos do nosso OMS (sistema de gerenciamento de pedidos), reduzindo o tempo de atualização para segundos sem depender de eventos externos, como autorização manual, janelas de cancelamento e solução anti-fraude. Isto atende as necessidades das empresas de alimentos, bebidas e pet shops, entre outras, pois permite estabelecer uma comunicação mais rápida entre os canais, evitar cenários de falta de estoque e entrega mais rápida ao endereço especificado.
  • Painel de controle único para cada pedido:
    • Melhoramos nossa solução in-store com uma abordagem de prateleira infinita que permite às lojas físicas vender produtos de outras lojas físicas e da loja online. Melhoramos a comunicação por mensagens entre os diferentes canais de venda, refinamos os filtros de busca e acrescentamos a opção de social selling.
    • Lançamos um novo dashboard que permite monitorar indicadores-chave adicionais de desempenho do negócio dos nossos clientes, como a taxa de conversão entre os carrinhos de compra e o checkout.
  • A plataforma de desenvolvimento escolhida para o comércio digital:
    • A parceria com a AWS nos permitirá, a longo prazo, expandir nossa presença global no segmento de comércio digital usando as tecnologias AWS e alavancando os canais de vendas da AWS para criar recursos inovadores centrados no cliente para empresas de bens de consumo.
    • A nova integração global com o Facebook visa garantir melhores taxas de conversão no ecommerce ao potencializar as campanhas online com inteligência de dados, além de melhorar a conversão de vendas de forma nativa na plataforma.
    • Após o terceiro trimestre de 2021, lançamos uma parceria com a Stripe para ajudar marcas e varejistas a oferecer meios de pagamento mais populares aos seus consumidores, independentemente de suas áreas de atuação.
    • A parceria estratégica com a McFadyen no Brasil e nos EUA nos permitirá alavancar não apenas seu conhecimento técnico e arquitetônico, mas também o alcance que o planejamento de negócios estratégico pode oferecer.

Perspectivas de negócio

A penetração do comércio online na América Latina continua crescendo, o que demonstra uma aceleração aparentemente sustentável no consumo online em 2020, mesmo com a reabertura gradual das lojas físicas de varejo em toda a região e o trimestre mais difícil de ser superado em comparação com os resultados do mesmo período no ano anterior. A mudança de comportamento do consumidor em relação às compras online demonstrou ter poder de permanência.

No terceiro trimestre de 2021, nosso crescimento interanual de receita de 12,3% em moeda constante chegou a 20% até o final do trimestre, precedido de um crescimento interanual de 140% no terceiro trimestre de 2020. Esperamos que nosso crescimento de receita se mantenha em ritmo acelerado durante o quarto trimestre de 2021, já que no quarto trimestre de 2020 as lojas físicas já estavam começando a reabrir.

As tendências sazonais em 2021 devem permanecer semelhantes às dos anos anteriores. Esperamos continuar vendo um aumento expressivo de novas lojas à medida que nosso backlog for sendo implementado. Embora os desafios da cadeia de suprimentos possam impactar o comércio durante o quarto trimestre de 2021, estamos focados em apoiar nossos clientes para que eles tenham resultados de sucesso na Black Friday, na Cyber Monday e nas vendas de final de ano.

Tendo em vista as tendências acima mencionadas e o desempenho da VTEX durante os nove meses que se encerraram em 30 de setembro de 2021, atualmente esperamos crescer a níveis saudáveis. Nosso objetivo é uma receita entre US$ 35,3 milhões e US$ 37,3 milhões para o quarto trimestre de 2021, o que corresponde a uma taxa de crescimento interanual média de 27% em moeda constante. Embora as moedas da América Latina tenham desvalorizado 6,7% durante o terceiro trimestre de 2021, estamos confirmando nossa meta de US$ 124 milhões a US$ 126 milhões para o ano fiscal encerrado em 31 de dezembro de 2021, assumindo as taxas de câmbio do período atual em moeda constante.

É importante ressaltar que continuaremos a investir no crescimento do nosso negócio, enquanto trabalhamos para continuar fortalecendo a nossa posição de liderança na América Latina e explorar novas oportunidades fora da região.

As perspectivas de negócio apresentadas acima constituem informações prospectivas de acordo com as leis de valores mobiliários aplicáveis e estão baseadas em uma série de suposições e sujeitas a uma série de riscos. Os resultados reais podem variar materialmente como resultado de inúmeros fatores, incluindo certos fatores de risco, muitos dos quais estão além do controle da VTEX. Veja a nota de advertência a respeito das previsões (forward-looking statement) abaixo. As flutuações nos resultados operacionais da VTEX podem ser particularmente pronunciadas na atual conjuntura econômica. Não se pode garantir que a VTEX alcançará esses resultados.

A tabela a seguir resume algumas das principais métricas financeiras e operacionais para os três e nove meses encerrados em 30 de junho de 2021 e 2020.

(1) Calculado utilizando a média das taxas de câmbio mensais para os meses aplicáveis durante 2020, ajustada pela inflação nos países com hiperinflação, e aplicando-as aos meses correspondentes de 2021, quando aplicável, de modo a calcular quais teriam sido os nossos resultados se as taxas de câmbio tivessem permanecido estáveis de um ano para o outro.
(2) Representa nossas receitas de assinaturas menos nossos custos de assinatura.
(3) A conciliação das receitas (perdas) não-GAAP das operações com as receitas (perdas) das operações pode ser encontrada nas tabelas abaixo.

Sobre a VTEX

A VTEX (NYSE: VTEX) fornece uma plataforma de comércio digital para grandes empresas e varejistas. Nossa plataforma permite que nossos clientes executem sua estratégia de comércio, incluindo a construção de lojas online, integração e gerenciamento de pedidos através de canais, e a criação de marketplaces para vender produtos de fornecedores terceirizados. Fundada no Brasil, somos líderes em acelerar a transformação do comércio digital na América Latina e estamos expandindo globalmente. Nossa plataforma é projetada para padrões e funcionalidades de nível empresarial. Temos a confiança de mais de 2.000 clientes com mais de 2.500 lojas online ativas em 32 países para nos conectarmos com seus consumidores de uma forma significativa.*

*Dados do ano fiscal terminado em 31 de dezembro de 2020.

Contatos para imprensa

Caio Ramos, Vianews